Taquara - Bambusa spp

upload.wikimedia.org_wikipedia_commons_thumb_1_15_taquara.jpg_280px-taquara.jpg

Taquara é a denominação comum a várias espécies de gramíneas nativas da América do Sul, também chamadas de taboca, jativoca, taquaruçú, tabocaaçú ou simplesmente bambu.

Características

A grande maioria das espécies cresdem em touceiras, tem caules ocos e segmentados em gomos, em cujas intersecções se prendem as folhas.

Bambusa taquara - de colmos arbóreos com 4 a 6 centímetros de diâmetro que chegam a 7 metros de altura, que ocorre principalmente no Rio Grande do Sul, no Brasil;

Bambusa vulgaris - utilizada nos programas de reflorestamento, principalmente na Região Nordeste do Brasil.

Guadua refracta - de colmos de 6 a 9 centímetros de diâmetro que chegam a 9 metros de altura que ocorre principalmente em Goiás, Brasil.

Nastus barbatus - (conhecido como Caratuva = (muitos espinhos)) de colmos sólidos, epinescente, que ocorre em São Paulo e Paraná, principalmente, ambos no Brasil.

Guadua weberbaueri - Conhecido como taboca. Largamente espalhado pelo Brasil. Sempre foi usado pelos índios para fabricar instrumentos de sopro e pífanos. Até hoje, no interior brasileiro, fazem-se pífanos com esse bambu.

Merostachys speciosa - conhecido como taquara-poca.

Merostachys skvortzovii - conhecido como taquara-lixa.

Todas as espécies, principalmente as do gênero Bambusa, produzem sementes apreciadas por diversas aves.

Época de frutificação e florada

As taquaras demoram muito anos para florescer, algumas levam mais de 30 anos. Ocorrem em épocas muito variáveis, de acordo com a espécie, clima e solo. Agumas nunca florescem, como a Bambusa vulgaris.

Cultivo

Através de rizomas e colmos retirados da planta adulta.

Aves atraídas pela planta

Cigarra-bambu, bico-grosso e periquitos, entre outras.

Ocorrência

Ocorrem em todos os continentes, menos na Europa. Bambusa e Dendrocalamus foram introduzidas no Brasil pelos portugueses, Sasa e Phyllostachys pelo japoneses. Existem grandes áreas de bambus nativos na floresta amazônica (Acre), Parque Nacional do Iguaçu e nas margens de alguns rios do Pantanal. Os estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná são os que apresentam maior diversidade em espécies lenhosas de bambu. No sul do Brasil, os gêneros mais representativos são Merostachys, Guadua e Chusquea.

Referências

https://pt.wikipedia.org/wiki/Taquara http://www.oikos.ufpr.br/produtos/taquaras%20e%20bambus.pdf https://www.scielo.br/j/brag/a/yR4H4gHbxQrmn85bC58mHsp/?format=pdf